Manutenção de equipamentos
A Divisão de Manutenção em Equipamentos (DIMAN) é responsável por receber e gerenciar as solicitações de reparo para os bens danificados, bem como realizar as cobranças internas necessárias para custear as demandas de manutenção de equipamentos da UFU.
As manutenções são realizadas, preferencialmente, por empresas especializadas contratadas.
O serviço visa manter o funcionamento adequado dos equipamentos de posse da UFU, ampliando sua vida útil e reduzindo riscos de paralisações, dando suporte para as atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.
- Ter acesso ao SME.
- Caso não tenha acesso, as instruções para cadastro constam na página Cadastro de Usuário SME/STP |
- Estar de posse de equipamento registrado no sistema patrimonial da Universidade.
- Caso não identifique número de patrimônio, consulte a Divisão de Patrimônio | PROPLAD/UFU para regularização do bem junto à UFU.
- Caso não esteja registrado no patrimônio, para primeira manutenção, verifique as orientações abaixo para BVM. As manutenções seguintes dependerão da regularização do bem junto à UFU.
- Ter recursos alocados no almoxarifado de manutenção (CCMANU)
- Realizar o pedido, exclusivamente, pelo SME
- Acesse o SME no endereço: http://www.sme.ufu.br utilizando seu IDUFU.
- Registre a solicitação de manutenção, informando:
- Dados do equipamento e acessórios que acompanharão o bem durante a manutenção.
- N º Patrimônio
- Para encontrar o número de patrimônio escolha a Lupa
ao lado do Campo Descrição.
- Sendo Bem Patrimonial
basta fazer a consulta com o código. Em caso de dúvidas, verifique as Orientações sobre consulta do número de patrimônio,
- Sendo B.V.M.
, selecione a Descrição "Processo SEI (a partir de 23/07/2025)"
- Sendo Bem Patrimonial
- Para encontrar o número de patrimônio escolha a Lupa
Atenção: Equipamentos que precisam ser ligados na tomada devem estar acompanhados de cabos/fontes/etc. Caso não esteja informado, o PSM pode ser recusado.
- Descrição detalhada do problema ou defeito apresentado.
Ao registrar o pedido, descreva o problema de forma detalhada (ex.: ‘não liga’, ‘tela trincada’, ‘ruído incomum’). Evite descrições genéricas como ‘não funciona’ ou ‘quebrado’, pois isso dificulta a análise técnica. Caso não seja possível a análise técnica, o PSM poderá ser recusado solicitando maior detalhamento.
Em caso de equipamentos em garantia que demande envio à empresa prestadora de serviço, a DIMAN deverá ser comunicada sobre a necessidade de emissão de Nota Fiscal de Remessa. No campo Descrição do Pedido/Defeito deve ser informado EQUIPAMENTO EM GARANTIA bem como:
Identificação do destinatário
- Nome/Razão Social:
- CNPJ:
- Endereço:
- Nº:
- Bairro:
- Cidade/Estado:
- CEP:
- Telefone:
Dados da Transportadora
- Nome da transportadora:
Equipamentos dentro do prazo de garantia não geram cobrança, desde que o defeito esteja coberto pelo fabricante.
- Dados para coleta e entrega do equipamento
-
O horário indicado será considerado na programação da coleta, mas pode variar conforme a disponibilidade da equipe.
-
Localização do equipamento para coleta e entrega. Considerando que os locais cadastrados no sistema podem estar de forma genérica ou simplificada, informe nas observações:
1) Campus;
2) Bloco;
3) Sala;
4) Responsável pela entrega do equipamento com seu contato telefônico.
- Após o registro, a DIMAN providenciará:
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Avaliação inicial e definição do tipo de atendimento (coleta, deslocamento de técnico ou envio a empresa(s) contratada(s)).
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Devolução do equipamento ao setor de origem ou destinação ambientalmente adequada em casos de recomendação para baixa.
O custo da manutenção varia conforme o tipo de equipamento e a necessidade de peças para o reparo.
Taxa inicial de abertura do pedido (PSM)