Guia de Recolhimento da União - GRU
Sobre a GRU
A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda para recolhimento das receitas de órgãos, fundos, autarquias, fundações e demais entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social, tais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais (inscrição de vestibular/concursos, expedição de certificados pelas Universidades Públicas Federais), multas (da Polícia Rodoviária Federal, do Código Eleitoral, do Serviço Militar etc.), entre outras.
A GRU foi desenvolvida com o intuito de atender o disposto no art. 98, da Lei nº 10.707, de 30.07.2003 - (LDO), tendo sido autorizada pelo Decreto nº 4.950, de 09.01.2004.
Esse documento aperfeiçoou o processo de depósito direto na Conta Única, permitindo melhor controle dos valores ingressados e maior transparência na classificação das receitas. Além disso, a GRU possibilitou a redução de custos com despesas bancárias, uma vez que foi firmado um convênio entre o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil, para que este centralizasse a arrecadação da GRU, sem cobrança de tarifa.
Sobre o PagTesouro
O PagTesouro é um componente de processamento de pagamentos digitais gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, instituído pelo Decreto nº 10.494, de 23 de setembro de 2020.
No contexto do processo de Gerenciamento das Receitas da União, o componente PagTesouro atua no cenário de recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros, permitindo o pagamento em forma digital, assim como a impressão do boleto de pagamento.
O pagamento pode ser feito utilizando Pix, cartão de crédito e boleto bancário (GRU Simples).
Atualmente, a UFU já utiliza a solução do PagTesouro para o recebimento das vendas de tíquetes dos Restaurantes Universitários. A partir de 1º de janeiro de 2024, os demais pagamentos efetuados por meio de GRU também poderão ser feitos pelo PagTesouro.
Por conta dessa nova funcionalidade, o site atual para emissão de GRU - http://www.gru.ufu.br/ - será descontinuado a partir de 01º de janeiro de 2024.
Observar que os números de referência foram substituídos por códigos de serviço.
Orientações gerais para emissão de GRU
- Clicar no serviço desejado, dentre os disponiveis na listagem a seguir, e será direcionado para a página de preenchimento de informações.
- Obs:há a opção também de gerar a guia diretamente na página do PAGTesouro - https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/pagamento-gru. Neste caso, será necessário digitar código do serviço para prosseguir.
Atenção: sempre verificar os campos: Órgão Arrecadador 26274 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Unidade Gestora 154043 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA e se o serviço corresponde ao desejado. Caso os números não sejam esses, entram em contato com Divisão Financeira (34 3239-4858 ou difin@ufu,br) relatando o problema, para as correções necessárias.
- Preencher as seguintes informações:
- Campos obrigatórios
- CPF ou CNPJ do Contribuinte (em qual CPF/CNPJ o recolhimento está sendo efetuado);
- Nome do Contribuinte (nome para qual o recolhimento está sendo efetuado);
- Número de referência: trata-se de número de controle para identificação do destinatário da receita. Esse número deve ser definido pela unidade solicitante da GRU. Em geral, orientamos que seja o Número do processo SEI relacionado ao assunto.
- Valor Principal: definido pela unidade solicitante da GRU
- Campos Opcionais:
- Competência: mês e ano em que o recolhimento está sendo efetuado. Em caso de devoluções, mês e ano em que o valor foi originalmente recebido;
- Vencimento: definido pela unidade solicitante da GRU;
- Descontos/Abatimentos: definido pela unidade solicitante da GRU;
- Mora/Multa:definido pela unidade solicitante da GRU;
- Juros/Encargos: definido pela unidade solicitante da GRU;
- Campos obrigatórios
- Preenchidas as informações, clicar em "Iniciar Pagamento" . Será direcionado para a escolha do método de pagamento. Observar:
- Pix: será gerado um código e QR Code para pagamento no aplicativo de Banco do usuário. O código possuiu tempo de validade.
- Cartão de crédito: no momento, a Secretaria do Tesouro Nacional permite o pagamento de GRU por meio de cartão de crédito para as plataformas Mercado Pago e PicPay. Há cobrança de tarifa para o usuário.
- Boleto GRU: o sistema gera uma GRU simples, nos moldes que é utilizada atualmente.
- Escolhida a opção de pagamento, clicar em "Pagar"
Para auxilar os usários atuais do site gru.ufu, ao final desta página, no campo "anexo", juntamos tabela com a correspondência entre os antigos números de referência e os códigos de serviço que passam a vigir.
Observação quanto à devolução de despesas: as devoluções de despesa devem ser efetuadas para a nota de empenho da qual foi realizado o débito. Assim, solicitamos a reabertura do processo SEI de pagamento correspondente, a juntada da GRU emitida e o comprovante de pagamento, e posterior encaminhamento à DIRAF, para os devidos controles contábeis/financeiros. Despesas que não possuam processo SEI (diárias, p.ex), deverá ser indicado, no número de referência, o número da ordem bancária de pagamento.
Caso a despesa tenha ocorrido em exercício anterior, solicitar à DIFIN emissão de GRU.
Qualquer dúvida, ou solicitação para inclusão/exclusão de serviços, entrar em contato com a Divisão Financeira (34 3239-4858 ou difin@ufu,br)
Serviços Disponíveis
Biblicoteca
Biblioteca - Comutação Bibliográfica (apenas GRU simples)
Biblioteca - Multas e outros (apenas GRU simples)
Taxas de Inscrição/Seleção:
000580 - Inscrição na residência médica
000581 - Taxa de Seleção Mestrado - PPGBV
000582 - Taxa de Inscrição XXI ENGA - Encontro Nacional de Geografia
000583 - Taxa de Seleção Mestrado Ciências Contábeis
000584 - Taxa de Seleção Mestrado CMDIP
000585 - Taxa de Seleção Mestrado COPGC
000586 - Taxa de Seleção Mestrado CPFIL
000587 - Taxa de Seleção Mestrado CPFIS
000588 - Taxa de Seleção Mestrado CPGAD
000589 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COCSA
000590 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COGEB
000591 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COIPA
000592 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COMHI
000593 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPAG
000594 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPCV
000595 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPEC
000596 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPEL
000597 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPEM
000598 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPGE
000599 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPGQ
000600 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado COPOD
000601 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado CPPGE
000602 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado PPGEL
000605 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado PPGEQ
000606 - Taxa de Seleção Mestrado/Doutorado PPLET - Estudos Literários
000607 - Taxa de Seleção Mestrado em Artes Cênicas PPGAC
000608 - Taxa de Seleção Mestrado em Artes CPART
000609 - Taxa de Seleção Mestrado em Biologia Celular PPGBC
000610 - Taxa de Seleção Mestrado PGPSI
000611 - Taxa de Seleção Mestrado PPGAU
000612 - Taxa de Seleção Mestrado PPGBIOTEC
000613 - Taxa de Seleção Mestrado PPGEC
000614 - Taxa de Seleção Mestrado PPGMQ
000615 - Taxa de Seleção Mestrado PPMAT
000616 - Taxa de Seleção Mestrado Profissional - PPGCE
000617 - Taxa de Seleção Mestrado Profissional PPGECM
000630 - Taxa de concurso público - PROGEP/Unidades acadêmicas
Graduação:
000577 - Expedição de diploma convencional (2a via)
000578 - Expedição de diploma especial - pergaminho (2a via)
000579 - Expedição de histórico escolar
000618 - Trancamento por Disciplina
000619 - Transferência para outra Instituição
000627 - Registro de 2a via de diploma
000629 - Revalidação de diplomas estrangeiros de Graduação
016468 - Reconhecimento de diplomas estrangeiros de Pós-Graduação
000631 - Taxa de registro de diploma (exceto alunos da UFU)
Despesas Administrativas:
000623 - Multas contratos administrativos
000624 - Alienação de bens Imóveis
000625 - Alienação de bens móveis e inservíveis
000626 - Garantia proposta/Licitação pública
000628 - Reprodução de Fotocópias - PREFE
000635 - Registro de transferência de tecnologia
014457 - Ressarcimento de despesas de energia elétrica - contratos de concessão exercício
Concessão de Espaço Físico
000662 - Concessão de Espaço Físico em eventos esporádicos
000674 - Contrato 004/2018 - Daiane Aparecida Domingues
000684 - Contrato 037/2018 - Maria Aparecida Ramos
000688 - Contrato 044/2018 - Renato David Chahine
000692 - Contrato 068/2014 - ABN AMRO REAL
014947 - Contrato 038/2020 - LOL Comércio Alimentação Bloco 3Q
014948 - Contrato 038/2020 - LOL Comércio Alientação CCSM
014949 - Contrato 013/2020 - Tenda do Café Campus Umuarama
014950 - Contrato 046/2020 - LOL Comércio Alimentação Restaurante Bloco 1L
015074 - Contrato 023/2019 - Tenda do Café Bloco 5O
015075 - Contrato 031/2019 - Adgamar Bloco 3P
015941 - Contrato 032/2019 - Lucimar Gonçalves Santos Naves
014457 - Ressarcimento despesas com energia elétrica - contratos de concessão no exercício
Restituições - Fundações:
014440 - Fundações - Restituição de saldo de projetos
014441 - Fundações - Restituição de saldo de projetos - Descentralizações externas
Devoluções:
014459 - Devolução - Suprimento de Fundos no exercício
014456 - Devolução de bolsas e auxílios - exercício anteriores
014454 - Devolução de bolsas e auxílios - exercicio
014458 - Devolução de créditos folha de pagamento servidores no exercício
015582 - Devolução de créditos folha de pagamento servidores no exercício (UPAG 179 HC/UFU)
018839 - Devoluções diversas exercício
Vendas
000641 - Venda de Kit Processo Seletivo COPEV
000642 - Venda de Livros e Revistas - EDUFU
000643 - Venda de Livros - SBS LTDA - contrato consignado
000644 - Venda Espaço Feminino CDHIS
000645 - Venda Revista Arte/Cultura
000646 - Venda Revista Caderno História da Educação - FACED
000647 - Venda Revista Cadernos de História - LEAH
000648 - Venda Revista Ciência e Engenharia
000649 - Venda Revista Direito
000650 - Venda Revista Economia Ensaios - IEUFU
000651 - Venda Revista Educação e Filosofia
000652 - Venda Revista Educação Popular - PROEXC
000653 - Venda Revista Ensino em Revista - DEPOP
000654 - Venda Revista História e Perspectivas
000655 - Venda Revista Letras e Letras
000656 - Venda Revista Olhares e Trilhas - ESEBA
000657 - Venda Revista Ouvir ou Ver - FAFCS/DEART
000658 - Venda Revista Sociedade e Natureza
000660 - Venda Revista Veterinária Notícias e Publ. Artigos
000661 - Venda Revista em Extensão - PROEXC
000659 - Venda Revista Trupe/PAIES
Convênios
000636 - FAPEMIG - Termos de outorga - diversos
000637 - Transferência recursos custeio - convênio Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado
000638 - Transferência recursos custeio - convênio município e suas entidades
000639 - Transferência recursos capital - convênio Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado
000640 - Transferência recursos capital - convênio município e suas entidades
Anexo | Tamanho |
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TABELA CORRESPONDÊNCIA - N REFERÊNCIA/CÓDIGO SERVIÇO | 42.11 KB |